Dar à criança pequenas instruções simples dentro das suas rotinas (“vai buscar o casaco; vai buscar os sapatos; apanha do chão; põe o brinquedo em cima da mesa; fecha a caixa; esconde a bola; vamos tomar banho; vamos jantar; vai dar ao pai; vai fechar a porta; vai buscar um livro...).
Utilizar sempre o reforço positivo, batendo palmas, dando-lhe beijinhos para incentivá-la a realizar o que lhe é pedido.
- Dê-lhe tempo para falar e responder ao seu ritmo
Leia livros com histórias simples se tiverem texturas, sons do ambiente ou musica, tal possibilitará uma maior interacção com as capacidades que já tem.
Cartões com imagens e associar dos mesmos aos referentes que tiver por casa pode ser um jogo divertido.
Faça uma caça ao tesouro, procurar vários objetos que estão no sítio “errado” por exemplo: “as meias no escritório, o lápis na casa de banho…”.
Ouvir música possibilitará que seja capaz de trautear e mesmo de produzir algumas das palavras, nem que seja por aproximação.
Promover a adaptação ao infantário.
Falar com a criança sobre os acontecimentos do dia no regresso da escola ou num momento em que esta se mostre disponível mas evitar a hora do deitar, altura em que já deverá estar tranquila.
Algumas crianças exibem um comportamento desafiador e/ou de oposição que leva ao castigo pelos pais – este não deve implicar o ir para a cama mais cedo ou ficar no quarto às escuras, pois pode gerar aversão ou ansiedade ao deitar (pretende-se associar tranquilidade àquele momento do dia).
Procurar ajuda especializada em sono se se observarem episódios de terrores noturnos muito frequentes ou movimentos rítmicos violentos ou duradouros.
Assegurar-se que a criança não se magoa inadvertidamente durante as movimentações.
Se os pais observarem esforço respiratório e pausas na respiração da criança durante o sono, bem como dormir de boca aberta e pescoço estirado para trás, transpiração, sono agitado ou se esta se queixar de dores de cabeça de manhã, deverão procurar um especialista em medicina do sono.
Ofereça consistências mais viscosas (manteiga de amendoim, papas, entre outros) que exigem mais movimentos de língua para a organização do alimento dentro da boca e limpeza dos vestígios após a deglutição.
Maior número de refeições com texturas heterogéneas (puré com carne picada; sopa com massa ou arroz; papa com pedaços de fruta).
Introduza o garfo para a refeição, no inicio mantenha a sua mão em cima da mão da criança para ir controlando os movimentos.
Treino dos esfíncteres: Tente perceber quais são os momentos em que a criança faz as suas necessidades e antecipe as, ou vá com ela à casa de banho com regularidade.